Objetivo: Criar as divisões entre os diversos tipos de cadastros que poderão ser inseridos no sistema. Os códigos a serem utilizados serão compostos por uma letra e cinco números, sendo a letra o responsável por esta divisão. Aqui será definida qual letra corresponde a que grupo de cadastro, grupo que poderá ser: clientes, fornecedores, bancos, vendedores, representantes, etc. Para as empresas que utilizam o módulo contábil da Softdib, é importante que os tipos de cadastros estejam em sintonia com os grupos de contas do plano de contas contábil, visando facilitar as conciliações.
Tipo utilizado: Informar a letra a ser utilizada para definir um grupo de cadastro. Alguns tipos já estão pré-definidos no sistema, tais como: C=Clientes, F=Fornecedores, B=Bancos, V=Vendedores, R=Representantes e U=Unidades comerciais (filiais), e por existirem tratamentos internos em programas para estes tipos, não podem ser alterados.
- Descrição do tipo: Informar a descrição deste tipo de cadastro. (Ex: C para cliente, F para Fornecedor, etc).
- Definição: Selecionar a opção para definir este tipo de cadastro. Esta definição é utilizada internamente em alguns programas.
- Último Código Cadastrado: Campo preenchido automaticamente pelo sistema. Será apresentado o último número utilizado para este grupo de cadastro. Deverá ser preenchido somente na implantação do sistema, com o último código utilizado no sistema anterior, quando houver importação de cadastros.
- Gera conta contábil?:Na inclusão de um novo cadastro, o programa deverá gerar automaticamente a conta contábil no plano de contas contábil?
- Conta referencial associada: Obrigatório se marcado para gerar conta contábil. Informar a conta referencial do SPED associada.
- Prefixo da conta: Obrigatório se marcado para gerar conta contábil. Informar o prefixo da conta contábil a gerar no plano de contas.
- Utiliza conta fixa? Opção para gerar a conta contábil, se marcado para gerar conta contábil. O sufixo da conta contábil será única (fixa)? Marcar esta opção para gerar o plano de contas com contas contábeis sintética para clientes, fornecedores ou outro tipo de cadastro.
- Utiliza como sufixo o código? Opção para gerar a conta contábil, se marcado para gerar conta contábil. O sufixo da conta contábil será o mesmo número do código gerado no cadastramento? Ex.: o código do cliente é C01521 a conta contábil será X.X.X.XX.01521? Marcar esta opção para gerar o plano de contas com contas contábeis analítica para clientes, fornecedores ou outro tipo de cadastro.
- Sufixo da Conta: Campo acessível somente se o campo “Utiliza Conta Fixa” estiver com “S”. Informe o sufixo da conta contábil.
- Consiste o dígito do CNPJ/CPF? Na inclusão do cadastro, o programa deverá consistir no número do CNPJ ou CPF? Para os grupos de clientes, fornecedores e transportadoras, é aconselhável que esta opção esteja marcada, o que evitará problemas deste tipo na emissão de notas fiscais eletrônicas e validações de arquivos fiscais.
- Permite Duplicação CNPJ/CPF? O sistema deve permitir a inclusão de 2 ou mais cadastros com o mesmo CNPJ ou CPF? Para os grupos de clientes, fornecedores e transportadoras é aconselhável não permitir.
- Consiste Inscrição Estadual? Na inclusão do cadastro, o sistema deverá consistir a inscrição estadual? Para os grupos de clientes, fornecedores e transportadoras, é aconselhável que esta opção esteja marcada, o que evitará problemas deste tipo na emissão de notas fiscais eletrônicas e validações de arquivos fiscais
- Empresa e filial centralizadora: Opcional. Informar o código da empresa e filial onde será centralizado este tipo de cadastro. Esta informação deverá estar em sintonia com as informações dos campos “Empresa/Filial cliente” dos parâmetros fiscais (SLF/01/01
- Código único entre filiai: Marcar quando duas ou mais unidades comerciais utilizam código único para este tipo de cadastro. Definimos como código único quando o cadastro não é centralizado, cada unidade possui seu cadastro, mas no cadastramento, o CNPJ existir em outra unidade para o mesmo tipo de cadastro, o programa de cadastramento (SUG/07/01) importará os dados e permitirá ao usuário efetuar as alterações para a realidade da unidade onde está sendo efetuado o cadastramento. Opção interessante para grupos onde as empresas possuem o mesmo cliente, mas este cliente adquire para consumo de uma empresa e para industrialização de outra empresa, ou até mesmo para comercialização. Neste caso, o código deste cliente será o mesmo nas duas empresas, mas com definições fiscais distintas. A vantagem de ter o mesmo código é que, se o cliente estiver inadimplente em uma empresa, o sistema dará o alerta na outra empresa também.
- softdib on 19 de novembro de 2020 às 14:53:04
- softdib on 9 de novembro de 2020 às 11:06:03
- softdib on 20 de outubro de 2020 às 09:53:47
- softdib on 20 de outubro de 2020 às 09:53:35
- softdib on 20 de outubro de 2020 às 09:45:48
Este post foi criado por Softdib Ligar 20 de outubro de 2020.