SGM296 – Fechamento mensal de estoque

Objetivo: Ao fechar o mês serão bloqueados os lançamentos de notas fiscais, requisições, fechamento de ordens de fabricação ou outras rotinas dos sistema vinculado a movimentação de materiais, neste mês ou meses anteriores.
No processo de fechamento serão recalculados o custo médio dos produtos, verificado o custo médio de produtos em notas fiscais de devoluções de venda para que este seja igual ao custo médio na venda, e também em operações com notas fiscais de remessa e retorno. Também será verificado se há problema de estoque negativo em produtos, em depósitos ou lotes, havendo alguma inconsistência o fechamento será interrompido, até que estas inconsistências sejam corrigidos.

Permissões do Cadastro de usuários (GER804) relacionadas a essa tela de consulta:

***PERMITIR SOMENTE RECALCULO MENSAL QTDE/CUSTO: se essa opção estiver marcada no Cadastro do Usuário (GER804), então o usuário terá a opção recalculo mensal qtde/custo habilitada e as demais opções inativas, ou seja, a opção recalculo custo médio e fechamento mensal estará bloqueada para o usuário.

Pedimos a gentileza de realizar a leitura completa do conteúdo abaixo antes de realizar as ações no sistema.

 Orientações referente ao fechamento mensal de estoque:

  1. Considere como primeira ação gerar e guardar o relatório em CSV de todo o estoque através do SGM428 na data atual (Data Referência: data de hoje), antes de iniciar os fechamentos/ajustes. Pois ao incluir um ajuste de estoque no sistema, as quantidades dos itens serão alteradas nos meses seguintes, e consequentemente irá alterar o saldo final do produto. Caso necessário este relatório poderá ser utilizado posteriormente para realização do inventário, de forma a manter o saldo atual do estoque semelhante ao anterior do início dos ajustes.
  1. No programa SGM296 (Fechamento mensal do estoque), altere o “Tipo Processo” para “2-Fechamento Mensal” e clique no botão “Gerar”. Após a geração o sistema irá te mostrar a mensagem na tela conforme a ação realizada, as opções são:
    • a) “TERMINO DE PROCESSAMENTO”: Se aparecer essa mensagem na tela, significa que o mês foi fechado corretamente sem nenhuma interferência.
    • b)  EXISTEM ITENS COM SALDOS DIVERGENTES NO ESTOQUE, FECHAMENTO INTERROMPIDO: Se aparecer essa mensagem na tela, significa que o sistema leu todos as conferências do fechamento do mês e verificou que possuem itens que terminaram o mês com saldo negativo. Ao clicar em “Ok” nessa mensagem, o sistema irá abrir em tela o relatório apontando todos os itens que precisam ser avaliados e consequentemente ajustados para possibilitar o fechamento do mês.
  1. Alguns pontos importantes para ser avaliados sobre o fechamento do mês:

-Ao realizar o fechamento do mês serão bloqueados os lançamentos de notas fiscais, requisições, ajustes ou outras rotinas do sistema vinculado a movimentação de materiais, neste mês ou meses anteriores.

-No processo de fechamento serão recalculados o custo médio dos produtos. Também será verificado se há problemas de estoque negativo em produtos/depósitos. Havendo alguma inconsistência, o fechamento será interrompido e será gerado um relatório listando o motivo das inconsistências, somente será possível concluir o fechamento mediante correção destas inconsistências.

-O ajuste de itens negativos poderá ser realizado através do programa SGM832 ou via planilha (IMP015). Para ambos os casos por favor informar o primeiro dia de cada mês que está sendo fechado. Por exemplo, se você estiver fechando o mês 05/2024 então o ajuste deverá ser feito com data 01/05/2024

-Caso necessário realizar a reabertura do estoque referente ao mês fechado, basta utilizar o programa SGM285 clicando no botão “Gravar”.

Orientações referente ao ajuste via importação de planilha (IMP015): 

Para itens com quantidade negativa listados no relatório durante o fechamento de estoque será necessário ajustar a quantidade de forma que pelo menos os negativos fiquem zerados, para isso por favor seguir o seguinte procedimento:

  1. No programa IMP015 exporte a planilha padrão através do botão “planilha base” (atenção para as Instruções informadas no no card azul referente ao preenchimento da planilha).
  2. Preencha os seguintes campos: DATA o qual deseja fazer o ajuste (como sugestão utilizar o 1º dia do mês que será fechado), PRODUTO, QTDE (para zerar as quantidades, considere preencher com a mesma quantidade negativa) e DEPOSITO. Obs. caso exista produtos com controle de lote a coluna LOTE deverá ser preenchida).
  3. Após preenchimento da planilha, salve o arquivo em formato csv, e realize a importação da mesma através do botão “Escolher arquivo”;
  4. Selecione o “Tipo Documento”. Sendo: “R-Requisição” para realizar baixas/ajustes de saída ou “A-Ajuste” para ajustes de entrada. Como neste exemplo pretendemos zerar as quantidades negativas, deverá ser utilizado a opção “A-Ajuste”. O programa vai criar um documento de ajuste de entrada no programa SGM832 e se necessário excluir basta fazer através do SGM832, pesquisando pelo tipo/data.
  5. Caso precise ajustar quantidades cujo possua inteiros e decimais, terá de usar a vírgula somente para separar os decimais, não utilize o ponto para separar 1000 (ex. 2267,897). Se for ajustar somente quantidades decimais, informar da seguinte forma na planilha “0,897”.

Segue informações quanto ao Tipo Documento do programa IMP015 que poderão ser utilizados:

R-Requisição: Opção para gerar um ajuste de saída/baixa;

A-Ajuste: Opção para gerar um ajuste de entrada;

X-Acerto Entrada: Opção para realizar um ajuste de entrada no Custo Médio;

Z-Acerto Saída: Opção para realizar um ajuste de saída no Custo Médio;

Sendo assim as opções “R” e “A” são para ajustes de quantidade e “X”, “Z” para Custo Médio.

Quanto ao ajuste de quantidade, tanto para saída quanto para entrada o preenchimento da planilha é igual, o que determina estas opções é o Tipo Documento selecionado no momento da importação da planilha.

Caso identifique alguma dificuldade para realizar o processo, favor entrar em contato com o nosso suporte através do registro de tickets que faremos um acesso remoto para auxiliar.
Att,
Equipe Softdib

Print Friendly, PDF & Email

Tópicos Relacionados


comentários fechados...
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 15:29:13 [Salvamento automático]
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 15:29:03
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:50:24
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:46:41
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:40:45
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:37:00
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:26:54
  • softdib on 27 de junho de 2024 às 14:25:57

Este post foi criado por Softdib Ligar 27 de junho de 2024.

LinkedIn
Instagram