Em quais situações o campo “Fornecedor” fica bloqueado na Ordem de Compra (SCM875) ?
Existem algumas permissões necessárias para alterar o código do fornecedor na OC.
A alteração do fornecedor na ordem de compra só é permitida se:
- O usuário tiver a permissão ***PERMITE ALTERAR FORNECEDOR para o SCM875
- A OC não tiver adiantamentos, pois se ela já tem adiantamento então não pode alterar mais o fornecedor
- Se a Oc não foi atendido parcial, pois se já foi atendida parcialmente também não irá permitir a alteração do fornecedor
- A OC não pode ter condição de pgto 999. Nesse caso se tiver condição de pagamento 999 será necessário avaliar:
A) Avaliar se tem alguma adiantamento realizado. Se tiver um adiantamento, será necessário verificar junto ao financeiro se é viável a exclusão do adiantamento. Pois se já teve um adiantamento para esse fornecedor referente essa compra, não será permitido alterar o fornecedor. Caso o financeiro exclua o adiantamento, então sim será possível.
B) Se não tiver nenhum adiantamento mais na condição específica então você poderá alterar para outra condição de pagamento, assim irá liberar a alteração do fornecedor. - A Ordem de Compra não foi gerada diretamente pela cotação. Quando uma Ordem de Compra for gerada via cotação, então o campo fornecedor ficará bloqueado, pois essa ordem de compra está vinculada a cotação e assim não podem ter fornecedores diferentes. Para saber se a sua Ordem de Compra foi gerada por uma cotação, por gentileza verifique o campo “Nro Cotação” na tela do SCM875.
Exceção a regra: No Cadastro de clientes e fornecedores (SUG842) na aba “Gerais” existe o campo “MarketPlace”. Se o fornecedor tiver com esse flag marcado então o sistema entende que o fornecedor é um Market Place e permite o lançamento da nota fiscal de entrada no SGM875.
Exemplo: Se a OC for de um fornecedor que está marcado como Marketplace, digamos que seja Amazon. Dessa maneira no momento de lançar a nota de entrada no SGM875 o sistema irá permitir que a nota seja lançada para outro código de fornecedor, ou seja, o fornecedor que de fato emitiu a nota do produto.
Qualquer dúvida estaremos à disposição.
Att,
Equipe Softdib